domingo, 26 de julho de 2020

Resumo das doutrinas psicológicas no século XVII e o domínio do empirísmo ao associacionismo no século XVIII

Luís Francisco Penga
Epistemologia e Historial de Psicologia
Doutrinas Psicológicas no século XVII e o domínio do empirismo ao associacionismo no século XVIII
No avanço da psicologia moderna destacam-se quatro (04) influência da Filosofia: Inatismo, Positivismo, Materialismo e Empirismo.
Inatismo
É uma doutrina defendida por René Descartes no século XVII que estabelecia que a mente é material mas possui capacidade de pensamento e de processamento cognitivo. Para explicar a natureza humana, Descartes desenvolveu três tipos de ideias: Adventícias (que nos chega a partir dos sentidos), Factícias (que nos chegam a partir da imaginação) e as Ideias Inatas (aquelas que não são frutos de experiencias). Ex: ‘’Penso Logo Existo’’(inatas), “olho para o céu e vejo pequeno sol. Acredito então que é menor do que a terra (adventícias)” “Sinto bem com o teclado” (factícias).
Positivismo
É uma doutrina defendida principalmente por Auguste Comte, defendia que as ciências naturais já tinham atingidos o ultimo estado intelectual (positivismo). Considerava que para haver evolução para estados mais positivos, as ciências sociais teriam que abandonar as questões metafísicos com que se ocupavam e dedicar-se ao trabalho exclusivo com factos observáveis e verificáveis.
Materialismo
É uma doutrina filosófica que substituía Deus pela Razão ou pelo Homem, esta negava a separação dualista mente-corpo, que defendia que as explicações cientificas dos fenómenos seriam exclusivamente de ordem psicoquímica, sendo o pensamento um produto de cérebro.
Empirismo 
É uma doutrina filosófica próxima do materialismo e positivismo defendido por John Lock, este pensador rejeita a proposta de ideais inatas de Descartes e defende que o ser humano nasce sem qualquer experiência prévia. Este pensador retomou a ideia de Aristóteles, postulando que a mente seria lousa sem qualquer registo prévio, onde se iriam inscrever as experiencias.



Psicopenga.blogspot.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial